Em
FeiraNet

2024/12/19

Abertas inscrições para a conferência internacional “Food 4 Thouhgt”

Concelho

Estão abertas as inscrições para a conferência internacional “Food 4 Thouhgt”, que vai reunir na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, entre 2 e 4 de abril do próximo ano, representantes das cidades criativas UNESCO de todo o mundo, comunidade científica, nutricionistas, chefs, professores, alunos e comunidade local para um intenso debate em torno da gastronomia e do consumo sustentável. Em paralelo, decorre o período de submissão de candidaturas para apresentação de posters científicos.
Até 31 de janeiro, decorre o período de inscrição prévia com descontos. A segunda fase terá lugar entre 1 de fevereiro e 31 de março. 
A conferência internacional “Food 4 Thought” integra o plano de ações da candidatura de Santa Maria da Feira à Rede de Cidades Criativas da UNESCO para a área da Gastronomia, aprovada a 8 de novembro de 2021, data de atribuição da designação “Santa Maria da Feira, Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO” ao território feirense.
Este encontro científico, que vai reunir mais de 200 participantes, nacionais e internacionais, foi apresentado pela primeira vez na Tailândia, em maio de 2024, no âmbito da conferência anual das Cidades Criativas da Gastronomia UNESCO, onde acolheu inúmeros elogios e imediata demonstração de interesse por parte de vários parceiros, que marcarão presença neste encontro.
Ao longo de três dias, representantes das cidades criativas UNESCO de todo o mundo, comunidade científica, nutricionistas, chefs, professores, alunos e comunidade local vão dialogar sobre o papel da cultura e da criatividade nas dicotomias do património gastronómico local/global, conservação, equidade, sustentabilidade e desenvolvimento.
O programa da conferência foi desenhado em parceria com a Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto em torno de quatro temas centrais – Alterações Demográficas e Agricultura; Consumo Sustentável; Saúde e Bem-Estar; e Conhecimento Científico e Criatividade na Gastronomia – e integra a apresentação do filme documental “O pão doce de Santa Maria da Feira”, centrado na história da genuína Fogaça da Feira, produto com Indicação Geográfica Protegida e símbolo votivo da secular Festa das Fogaceiras.
A estreia do projeto artístico “temperART”, resultante de uma chamada internacional que visa promover o diálogo e o entrecruzamento da gastronomia com as artes performativas, digitais, media arts, robótica e tecnologias, bem como a apresentação dos resultados do “Programa de Alimentação Saudável nas Escolas”, um dos compromissos do plano nacional de ações proposto Município de Santa Maria da Feira e aprovado pela UNESCO, são outros momentos de relevo desta conferência.
Refira-se que a candidatura aprovada pela UNESCO para a adesão de Santa Maria da Feira à Rede de Cidades Criativas na área da Gastronomia assenta em seis eixos estratégicos: educação alimentar e nutricional; investigação do património gastronómico; formação e capacitação de profissionais e amadores; fomento de parcerias entre diferentes áreas criativas; cooperação em eventos e intercâmbios internacionais; e comunicação e sensibilização.

 

Fonte/Foto: CM Feira
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
"Literacia na Saúde" arranca a 10 de outubro na Biblioteca Municipal
2/10/2025
Atletas da Cerci-Lamas presentes na Boccia DI no III Torneio do Eixo Atlântico
2/10/2025
Basebol do Feirense é o Vice-Campeão do Circuito Nacional de Basebol 2025
1/10/2025
Voto antecipado | Autárquicas 2025
1/10/2025
HURRA! VAMOS RISCAR OS MANUAIS?
30/09/2025
Lusitânia de Lourosa vence dérbi e ultrapassa CD Feirense na Liga 2
30/09/2025
Perlim e Mercado de Natal abre candidaturas abertas até 6 de outubro
30/09/2025
Feirense Andebol sofre derrota frente ao Boa-Hora FC
29/09/2025