Em
FeiraNet

2024/12/19

Abertas inscrições para a conferência internacional “Food 4 Thouhgt”

Concelho

Estão abertas as inscrições para a conferência internacional “Food 4 Thouhgt”, que vai reunir na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, entre 2 e 4 de abril do próximo ano, representantes das cidades criativas UNESCO de todo o mundo, comunidade científica, nutricionistas, chefs, professores, alunos e comunidade local para um intenso debate em torno da gastronomia e do consumo sustentável. Em paralelo, decorre o período de submissão de candidaturas para apresentação de posters científicos.
Até 31 de janeiro, decorre o período de inscrição prévia com descontos. A segunda fase terá lugar entre 1 de fevereiro e 31 de março. 
A conferência internacional “Food 4 Thought” integra o plano de ações da candidatura de Santa Maria da Feira à Rede de Cidades Criativas da UNESCO para a área da Gastronomia, aprovada a 8 de novembro de 2021, data de atribuição da designação “Santa Maria da Feira, Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO” ao território feirense.
Este encontro científico, que vai reunir mais de 200 participantes, nacionais e internacionais, foi apresentado pela primeira vez na Tailândia, em maio de 2024, no âmbito da conferência anual das Cidades Criativas da Gastronomia UNESCO, onde acolheu inúmeros elogios e imediata demonstração de interesse por parte de vários parceiros, que marcarão presença neste encontro.
Ao longo de três dias, representantes das cidades criativas UNESCO de todo o mundo, comunidade científica, nutricionistas, chefs, professores, alunos e comunidade local vão dialogar sobre o papel da cultura e da criatividade nas dicotomias do património gastronómico local/global, conservação, equidade, sustentabilidade e desenvolvimento.
O programa da conferência foi desenhado em parceria com a Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto em torno de quatro temas centrais – Alterações Demográficas e Agricultura; Consumo Sustentável; Saúde e Bem-Estar; e Conhecimento Científico e Criatividade na Gastronomia – e integra a apresentação do filme documental “O pão doce de Santa Maria da Feira”, centrado na história da genuína Fogaça da Feira, produto com Indicação Geográfica Protegida e símbolo votivo da secular Festa das Fogaceiras.
A estreia do projeto artístico “temperART”, resultante de uma chamada internacional que visa promover o diálogo e o entrecruzamento da gastronomia com as artes performativas, digitais, media arts, robótica e tecnologias, bem como a apresentação dos resultados do “Programa de Alimentação Saudável nas Escolas”, um dos compromissos do plano nacional de ações proposto Município de Santa Maria da Feira e aprovado pela UNESCO, são outros momentos de relevo desta conferência.
Refira-se que a candidatura aprovada pela UNESCO para a adesão de Santa Maria da Feira à Rede de Cidades Criativas na área da Gastronomia assenta em seis eixos estratégicos: educação alimentar e nutricional; investigação do património gastronómico; formação e capacitação de profissionais e amadores; fomento de parcerias entre diferentes áreas criativas; cooperação em eventos e intercâmbios internacionais; e comunicação e sensibilização.

 

Fonte/Foto: CM Feira
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
São Paio de Oleiros acolhe mais um concerto de excelência
14/11/2025
Eduardo Sá regressa a Santa Maria da Feira dia 6 de dezembro
14/11/2025
Museu de Lamas abre portas à Noite do Circo
13/11/2025
Quatro homens identificados por permanência ilegal em Santa Maria da Feira
13/11/2025
Projeto STOP Infeção Hospitalar 2.0 no Hospital S. Sebastião com resultados positivos
12/11/2025
Norte2030 aprova 1,9 milhões de euros para promover o bem-estar e o sucesso escolar
12/11/2025
DINHEIRO NO COLCHÃO? ESTRANHOS TEMPOS
11/11/2025
Fogaceiros conquistam nove pódios no Campeonato Distrital Corta Mato Longo
11/11/2025