O mês de janeiro começou com as primeiras reuniões de trabalho, marcadas pela revisão de todas as propostas dos candidatos. Cada ideia foi analisada quanto à sua pertinência para o território, ao tempo de execução e ao orçamento necessário. Com as propostas organizadas por áreas de interesse, a equipa visitou os espaços municipais, onde foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal, Amadeu Albergaria, e pelos vereadores responsáveis pelos respetivos pelouros.
Durante a visita, os jovens puderam esclarecer questões fundamentais: Como funciona e está estruturada uma Câmara Municipal? Quais são as competências lhe estão atribuídas? Qual o papel do presidente e dos vereadores na gestão das áreas que detêm? Como se organiza o quotidiano para melhorar o território?
Em cada pelouro, os jovens apresentaram diretamente as suas propostas ao vereador da tutela, respondendo a perguntas como: o que já está a ser feito, o que está previsto e o que ainda falta implementar.
À medida que o mês avançava, no feriado municipal de 20 de janeiro, o jovem autarca eleito, Júlio Jardim, teve o seu primeiro momento de representação na Festa das Fogaceiras, conhecendo por dentro as tradições do concelho.
O mês fechou com chave de ouro com dois dias de formação residencial, na Pousada da Juventude de Braga, dinamizada pela Associação Caminho Coop. Através de metodologias específicas da Educação Não Formal foram abordados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os Youth Goals (YG) e, gradualmente, foram-se enquadrando as propostas locais do grupo nas Políticas Europeias de Juventude.
Foram, ainda, recebidos na Loja da Juventude do Município de Braga, onde tiveram contacto com os diferentes projetos e puderam fazer o paralelismo com algumas das medidas que pretendem implementar em Santa Maria da Feira. Estes dois dias foram divididos entre sessões de trabalho, visitas ao património cultural de Braga e muita partilha, companheirismo e colaboração. Dois dias fundamentais para preparar um mandato de excelência.
Fonte/Foto: CM Feira