A Secretária de Estado da Segurança Social, Clara Marques Mendes, esteve, na passada sexta-feira, no concelho de Santa Maria da Feira, na cidade de Lourosa, para visitar o Centro Social de Lourosa.
Além de visitar as instalações, acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, pelo corpo diretivo do centro social e por demais convidados e amigos da instituição, a governante contactou com utentes e funcionários e inaugurou a Horta-Intergeracional “Ti Rosalina do Tereso”.
A apresentação do projeto de construção da Estrutura Residencial para Idosos foi um dos vários temas abordados na reunião de trabalho que juntou a direção do Centro Social de Lourosa, a Câmara Municipal e o Governo.
Frases que ficam e marcaram o momento:
“Hoje é um dia importante porque traçamos aqui o caminho que nos levará a cumprir o objetivo maior de construção do Lar de Idosos em Lourosa. Esta freguesia, que dispõe de todo o tipo de equipamentos, sente a necessidade enorme de ter um lar e vai tê-lo! O projeto está concluído e a candidatura preparada para submeter ao PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais. A Câmara Municipal vai apoiar 50 % do valor da obra não financiada pelo Governo. O sonho de todos os lourosenses, de todos os que são do concelho de Santa Maria da Feira vai ser concretizado”, Presidente da Câmara Municipal, Amadeu Albergaria.
“O Governo tem de vos agradecer o trabalho que fazem. O que esta instituição faz e que tive hoje oportunidade de ver e sentir, é serviço público! Substituem-se ao Estado; dão a resposta que o Estado não dá e não daria da mesma forma porque este trabalho de proximidade faz toda a diferença na vida das pessoas. O Governo está muito sensibilizado para a necessidade de equipamentos sociais em todo o país e em breve abrirá o PARES, permitindo apoiar a construção de lares e creches”, Secretária de Estado da Segurança Social, Clara Marques Mendes.
“A Srª Secretária de Estado percebeu os nossos anseios e mostrou-se muito recetiva às preocupações e aspirações transmitidas. É a obra que mais necessitamos e estou certo que, a par do apoio financeiro do Estado e da Câmara Municipal, teremos também a nossa gente, todos lourosenses, ao nosso lado a apoiar esta importante e tão necessária obra do Lar de Idosos”, Presidente da Mesa da Assembleia do Centro Social de Lourosa, António Domingues Pereira.
Fonte/Foto: CM Feira