Em
FeiraNet

2025/01/10

Espécie em vias de extinção nasce no Zoo de Lourosa

Freguesias

O Zoo de Lourosa acolheu o nascimento de duas crias de Maina-de-bali, espécie que enfrenta risco “muito elevado” de extinção. Identificada como “criticamente em perigo” pela lista vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), esta é uma resposta “muito positiva” aos esforços de conservação realizados pelas associações de Zoológicos modernos a nível mundial. 
O nascimento destas duas crias representa um marco importante para o Zoo de Lourosa e para o esforço global de conservação de espécies em vias de extinção. Integrado num programa coordenado internacionalmente, o zoo colabora com várias instituições na Europa e no mundo para assegurar a sobrevivência do Maina-de-bali (Leucopsar rothschildi), promovendo práticas de reprodução controlada em cativeiro e garantindo condições de vida que procuram recriar o habitat natural da espécie.
A manutenção destas aves saudáveis e a sua reprodução só é possível graças ao rigor e dedicação no cuidado diário destas aves. Além de o Zoo de Lourosa proporcionar uma dieta e condições de nidificação adequadas ao casal, após o nascimento das crias, os cuidados são redobrados.
Para já, as mais recentes crias do único Parque Ornitológico do país podem ser observadas junto dos progenitores. Mais tarde serão enviados para outros Zoos, de acordo com a recomendação do coordenador do EEP (Programa Europeu de Espécies Ameaçadas de Extinção), para formarem novos casais e assim contribuírem para a conservação desta espécie que é uma embaixadora de todas as aves canoras vítimas do tráfico ilegal.
Este trabalho insere-se numa estratégia maior de conservação que visa preservar a diversidade genética e reverter o declínio das populações de aves ameaçadas, especialmente aquelas afetadas pelo tráfico ilegal e pela perda de habitat.
Nos últimos 30 anos, um esforço tem sido feito a nível mundial para reestabelecer a população selvagem de Maina-de-bali (Leucopsar rothschildi), algo que apenas é possível devido à existência de uma população de cativeiro saudável, estabelecida e gerida pelas associações de Zoológicos modernos a nível mundial.


Fonte/Foto: Zoo Lourosa

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Projeto STOP Infeção Hospitalar 2.0 no Hospital S. Sebastião com resultados positivos
12/11/2025
Norte2030 aprova 1,9 milhões de euros para promover o bem-estar e o sucesso escolar
12/11/2025
DINHEIRO NO COLCHÃO? ESTRANHOS TEMPOS
11/11/2025
Fogaceiros conquistam nove pódios no Campeonato Distrital Corta Mato Longo
11/11/2025
Perlim lança iniciativa em que se pode alistar num “exército” de benfeitores
11/11/2025
Lusitânia de Lourosa Futsal invencível frente ao Pedras Salgadas
10/11/2025
Passadiço do Rio Uíma em execução liga três freguesias do concelho
10/11/2025
Igreja Matriz de Nogueira da Regedoura recebe Ciclo de Órgão de Tubos
7/11/2025