A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, no âmbito de um inquérito titulado pelo DIAP de Santa Maria da Feira, deteve, fora de flagrante delito, um homem de 56 anos, fortemente indiciado de ter difundido nas redes sociais um vídeo, no qual incita à violência contra grupo de pessoas de determinada nacionalidade, divulga a Polícia Judiciária.
Nessas publicações o agora detido surge a oferecer quantia monetária a quem atentar, de forma bárbara, contra a vida de determinados cidadãos estrangeiros, assim afetando gravemente o sentimento de tranquilidade e de segurança na comunidade que, movidos por crescente onda de indignação e repulsa, replicaram denúncias junto das autoridades.
A divulgação do referido vídeo tornou-se viral, mobilizando a opinião pública, nos seus vários quadrantes, provocando forte alarme social.
Ressalva-se que a PJ já se encontrava a investigar o visado antes de receber as denúncias, tendo estas apenas corroborado a gravidade da conduta do suspeito.
O detido, com antecedentes policiais por crimes contra o património, foi presente à autoridade judiciária competente, e viu-lhe aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais, proibição de publicação de conteúdos na internet/redes sociais e sujeição a avaliação psicológica.