Instalado em duas antigas fábricas de papel do século XIX, em Paços de Brandão, o Museu do Papel Terras de Santa Maria, vai realizar mais uma edição da Merenda à Papeleiro, no dia 27 de abril, às 15h00. A iniciativa pretende reavivar sabores, memórias e tradições de outros tempos, num ambiente de partilha, convívio e reencontro.
Dirigida a antigos operários e proprietários das fábricas de papel, cartão e sacarias, a atividade está também aberta à população em geral, mediante inscrição prévia até 23 de abril.
As inscrições devem ser feitas através do email [email protected], do telefone 256 370 850 (chamada para a rede fixa nacional) ou do telemóvel 934 569 392 (chamada para a rede móvel nacional).
Inspirada no antigo costume do “Desenterrar das Merendas”, que assinalava a chegada da primavera e os dias mais longos, a iniciativa recupera o espírito de convívio à volta de farnéis recheados de iguarias tradicionais: salpicão, presunto, broa, azeitonas, punheta de bacalhau e outras iguarias típicas, sempre acompanhadas por uma “receita” caseira, como manda a tradição.
A tarde começa com uma visita ao museu e prolonga-se com a partilha de histórias, memórias e cantares que relembram o quotidiano da indústria papeleira.
O encontro termina com a merenda e com a atuação do Grupo de Folclore CCR-Malmequeres de Lourosa.
Fonte/Foto: Museu do Papel