Os objetivos eram claros e importantes: preparar a população para saber como agir em caso de incêndio rural e avaliar a capacidade de resposta dos vários agentes de Proteção Civil no terreno.
Foi neste contexto que se realizou, ontem, dia 22, mais um simulacro no aglomerado de Porto Carvoeiro, em Canedo, no âmbito do programa Aldeia Segura / Pessoas Seguras.
O exercício simulou a aproximação de uma frente de fumo intenso e, em resposta, foram ativados os procedimentos previstos no plano de emergência da aldeia, como o confinamento, a evacuação e o encaminhamento da população para o ponto de refúgio coletivo.
Participaram na ação o Serviço Municipal de Proteção Civil, a GNR de Canedo, os Bombeiros Voluntários de Lourosa, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e representantes da União de Freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior.
Os moradores responderam com interesse e empenho neste exercício, que contribuiu para aumentar a preparação individual e coletiva face ao risco de incêndio.
Fonte/Foto: CM Feira