Em
FeiraNet

2025/02/06

Restaurantes do concelho de Santa Maria da Feira convidados a criar ‘Menu do Artista’

Concelho

Pela primeira vez em onze edições, o projeto gastronómico Sabores Imaginarius desafia chefs e restaurantes de Santa Maria da Feira a criar o ‘Menu do Artista’, uma refeição equilibrada, de caráter internacional, destinada aos artistas que vão protagonizar a 24ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, a realizar entre 22 e 25 de maio. Paralelamente, e à semelhança de edições anteriores, a organização mantém o repto à restauração local para demonstrações de gastronomia criativa, étnica, sustentável e de autor, destinadas ao público do festival. Ambas as medidas têm a assinatura Santa Maria da Feira – Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO e encontram-se abertas a todos os restaurantes do território feirense.
Pretende-se que o ‘Menu do Artista’ valorize os produtos frescos, locais e sazonais, e garanta as necessidades nutricionais de uma refeição de trabalho, ajustada aos artistas e respetivas equipas técnicas, privilegiando a pausa do almoço. A composição do menu será supervisionada por um nutricionista e aprovada pela equipa técnica do festival. O período de apresentação de propostas decorre até 14 de fevereiro, seguindo-se a fase de validação até 15 de março. 
Desde 2014 que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira envolve a restauração local no espírito do festival, promovendo e alavancando os restaurantes oficiais Sabores Imaginarius e as suas criações gastronómicas, através de campanhas de promoção nas diferentes plataformas digitais do Município e suportes complementares, projeto que terá continuidade nesta edição.
São seis os critérios de admissão elencados nas normas de participação da chamada Sabores Imaginarius para a seleção dos restaurantes oficiais: conceito de gastronomia criativa, étnica, sustentável e de autor; menus específicos Imaginarius, com entrada, prato principal e sobremesa; utilização de produtos endógenos sazonais; recurso a produtores locais; qualidade dos produtos; apresentação e criatividade no empratamento.
Na avaliação das propostas apresentadas, o júri valorizará a utilização de elementos da paisagem gastronómica de Santa Maria da Feira, designadamente os produtos, saber-fazer, técnicas, receitas e aspetos culinários/gastronómicos (40%), bem como a criatividade da proposta e a sua relação com o tema do festival (30%), o empratamento e aspeto estético (20%) e o histórico de participação ou currículo do chef (10%).
Todos os restaurantes/chefs do concelho de Santa Maria da Feira que apresentem pontuação acima dos 75 pontos percentuais, do valor apurado nos critérios de avaliação predefinidos, serão selecionados e designados oficiais.
O período de candidaturas decorre até 27 de fevereiro e os resultados serão divulgados até 11 de março, na página oficial do Festival Imaginarius, e comunicados a cada um dos participantes.
Há mais de uma década que o município feirense e o festival Imaginarius apostam no potencial criativo da gastronomia local, mas a designação Santa Maria da Feira Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO, atribuída em 2021, veio reforçar o reconhecimento e a afirmação de uma estratégica global e estruturada de valorização do património gastronómico da região.
 


Fonte/Foto: CM Feira
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
São Paio de Oleiros acolhe mais um concerto de excelência
14/11/2025
Eduardo Sá regressa a Santa Maria da Feira dia 6 de dezembro
14/11/2025
Museu de Lamas abre portas à Noite do Circo
13/11/2025
Quatro homens identificados por permanência ilegal em Santa Maria da Feira
13/11/2025
Projeto STOP Infeção Hospitalar 2.0 no Hospital S. Sebastião com resultados positivos
12/11/2025
Norte2030 aprova 1,9 milhões de euros para promover o bem-estar e o sucesso escolar
12/11/2025
DINHEIRO NO COLCHÃO? ESTRANHOS TEMPOS
11/11/2025
Fogaceiros conquistam nove pódios no Campeonato Distrital Corta Mato Longo
11/11/2025